
Sessões de Co-design
As sessões de co-design (CDS) têm como objetivo envolver diretamente as pessoas com Deficiência Intelectual num processo de cocriação para a definição do SGBTM. Isto implica criar um espaço para dar ideias, experimentar e discutir sobre os diferentes tópicos abordados nas CDS. Desta forma, somos capazes de envolver diretamente as pessoas com DI (PID) na criação do jogo e dar-lhes a oportunidade de projetar algo que realmente gostem e considerem relevante para este tema. Cada sessão de co-design representou um passo diferente a ser dado, a fim de ter o projeto inicial do jogo pronto para ser desenhado.
Sessão 1
Características dos desafios de sustentabilidade e vida independente
Sessão 2
Jogos digitais colaborativos vs competitivos
Sessão 3
Narrativa, cenário, e personagens em jogos digitais
Sessão 4
Regras, dinâmicas, progressão do jogo e elementos de gamificação em jogos digitais
Sessão 5
Integração de componentes de acessibilidade cognitiva em jogos digitais

Sessão 1:
Características dos desafios de sustentabilidade e vida independente
Nesta sessão, explorámos como os participantes com DI se relacionam com tópicos de sustentabilidade, o que sabem, as suas ideias e práticas. Além disso, recolhemos informações sobre os desafios que enfrentam na vida diária em relação às práticas de sustentabilidade. Foi importante encorajar os PID a expressar as suas opiniões e experiências durante a atividade e recolher todo o seu feedback através de entrevistas e/ou questionários.

Session 2:
Jogos digitais colaborativos vs competitivos
Nesta sessão, explorámos como as pessoas com DI se relacionam com os jogos digitais e, especialmente, se têm preferência por jogos digitais colaborativos ou competitivos. Para isso, foi importante que estes conceitos lhes fossem apresentados através de uma sessão prática e lúdica.
Foi importante experimentar diferentes tipos de jogos e observar as suas reações, incentivando os participantes a expressar as suas ideias e opiniões e recolher o seu feedback.

Sessão 3:
Narrativa, cenário, e personagens em jogos digitais
Nesta sessão, recolhemos informações sobre que tipo de narrativa, cenário e personagens são adequados e apreciados num jogo digital por pessoas com DI. De acordo com este projeto, o nosso jogo incluirá dois cenários principais: o cenário domiciliário e o cenário comunitário, com o tema principal relacionado com a sustentabilidade e a cidadania ativa. Neste contexto, recolhemos feedback dos participantes sobre os aspectos do cenário do jogo que são relevantes para as suas vidas, mas também sobre características que o tornam interessante e divertido.

Sessão 4:
Regras, dinâmicas, progressão do jogo e elementos de gamificação em jogos digitais
Nesta sessão, explorámos quais aspetos dos jogos são interessantes e adequados para pessoas com DI. Foi importante recolher informações sobre regras, dinâmicas, progressão do jogo e elementos de gamificação em jogos digitais que poderiam ser uma orientação na fase de design do jogo. Os participantes foram ativos na definição dos elementos que compõem o jogo. Foi possível testar jogos para ver quais aspetos são mais apreciados.

Sessão 5:
Integração de componentes de acessibilidade cognitiva em jogos digitais
Nesta sessão, o objetivo foi discutir as características necessárias que um jogo deve ter para ser acessível a todas as pessoas, em particular, às pessoas com deficiência. Para isso, os participantes foram convidados a experimentar alguns jogos digitais e foram solicitados a dar os seus comentários e opiniões relacionadas com as características desse jogo. Por exemplo: Acham o som agradável? As imagens são claras? Precisariam de alguma ajuda ou instrução adicional?